sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Harry Potter e a Ordem da Fênix

(Harry Potter and the Order of the Phoenix, 2007)
Diretor: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Brendan Gleeson, Richard Griffithss, Jason Isaacs, Gary Oldman, Alan Rickman, Fiona Shaw, Maggie Smith, Imelda Staunton, David Thewlis, Emma Thompson, Julie Walters, Mark Williams, Robert Pattinson, Jamie Waylett

Um novo filme e mais um novo diretor. Muito especulou-se sobre a possibilidade de, desde ponto em diante, contar com um diretor novo a cada produção. Mas, provavelmente, a escolha não seria positiva já que a história daqui até o final se preenche com unidade. Na época de seu lançamento ainda não se sabia que David Yates seria o diretor até o final da saga.

Harry Potter e a Ordem da Fênix é a narrativa mais hostil até então. O retorno de Voldermort na trama anterior divide a comunidade bruxa impondo em Hogwarts opiniões diversas. A tensão especulada anteriormente se instala. Embora o livro tenha espaço para aprofundar elementos diferenciados das personagens, o filme foca-se no que é necessário: no drama da volta do bruxo das trevas e os laços com Harry Potter.

É o momento em que a personagem de Harry Potter está mais introspectiva, devido ao fardo de ser aquele que sobreviveu. O universo polarizado começa a criar um ambiente de batalha. Explicitado pela armada criada por Harry Potter para ensinar defesa contra a arte das trevas, já que a nova professora, Dolores Umbridge é contra ensinar feitiços a alunos.

Em Umbridge, a autora acerta novamente em criar uma personagem nova que tem contornos bem delineados e torna-se uma das figuras mais odiadas pelo público. Como característica constante na série, a personagem é interpretada por Imelda Stauton, outra excelente atriz que abrilhanta mais um pouco o tão grandioso elenco de apoio da trama. Além dela, o mal também ganha personificação em Helena Boham Carter fazendo mais uma personagem ensandecida de sua galeria de excentricidades.

A trama toda converge para a guerra civil bruxa que anuncia um início de um fim, encerrando a trama com uma batalha de comensais da morte e a luta de dois grandes bruxos de polaridades diferentes: Dumbledore e Voldermort.



Nenhum comentário:

Postar um comentário