terça-feira, 2 de outubro de 2012

Harry Potter e a Câmara Secreta

(Harry Potter and the Chamber of Secrets, 2002)
Diretor: Chris Columbus
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Kenneth Branagh, Robbie Coltrane, Richard Harris, Alan Rickman, Maggie Smith, Alfred Burke, John Cleese, Jamie Waylett

A segunda produção com Chris Columbus na direção não possui evolução em relação a história anterior. E ainda sofre por ser considerada a trama mais fraca dos sete livros. Resultando em uma produção que perde sua eficiência e não acrescenta quase nenhum elemento novo aquilo já apresentado.

Como novo enfoque procurou-se introduzir elementos deixados de lado na primeira adaptação. Desde este filme é perceptível que o grande e talentoso elenco de apoio poderia estar mais em cena, mas devido ao desenvolvimento da própria história do bruxo, as participações são bem controladas. A restrição do tempo obriga ao roteirista tirar boas cenas do livro e acelerar outros elementos em prol da agilidade.

O excelente ator Kenneth Branagh surge no papel do professor de defesa contra a arte das trevas – e picareta profissional – Gilderoy Lockhart que mantém a trama na comédia familiar de Columbus e pela boa interpretação amplifica o humor. Também seria este o último filme de Richard Harris, no papel de Alvo Dumbledore, falecido antes da estreia da produção. A concepção da personagem feita por Harris foi bem diferente daquela feita por seu sucessor. Aqui o diretor da escola, um dos maiores bruxos vivos, é um homem mais sereno, com voz calma, expressando sua imponente figura pela serenidade e simplicidade.

A trama peca por não parecer tão linear quanto a primeira, por faltar elementos marcantes que a construa, ainda que tenha um elo sensível com Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Porém, só é possível compreender tais ligações no decorrer da história. Isoladamente, Harry Potter e a Câmara Secreta se torna um filme que repete uma formula não muito bem estruturada, em uma trama não muito complexa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário