quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

(Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, 2004)
Diretor: Alfonso Cuarón
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton, Michael Gambon, Gary Oldman, Robbie Coltrane, Jamie Waylett 

Primeiro livro da série que explora elementos narrativos diferentes das tramas anteriores, trazendo um novo personagem importante a trama, o bandido Sirius Black, desenvolvendo uma história paralela ao natural mais um ano na escola Hogwarts.

Alfonson Cuarón assume a direção e imprimindo seu estilo naquilo que faz muda o universo criado por Chris Columbus. Traz um ar sombrio necessário a trama, bem representado pela fotografia acinzentada e escura. Além dela, modifica alguns elementos do castelo, introduzindo um gigantesco relógio no meio do pátio que dá mais magnitude a escola de magia e participa de uma interessante cena em que a câmera passeia pelo castelo acompanhando Harry Potter e Hermione Granger.

Repetindo o que se tornaria um padrão na série, novas personagens surgem com presenças marcantes. Além de Sirius Black, papel de Gary Oldman, o ator David Thewlis é o novo professor de defesa contra a arte das Trevas que ajuda na evolução mágica de Harry Potter. Emma Tompson aceita o pequeno papel da professora de adivinhação Sibilia Trelawney a pedido de sua filha de quatro anos. Todos representando bem o que foi escrito por J. K. Rowling e sustentando as personagens com talento.

Michael Gambon foi o escolhido para ser o novo Alvo Dumbledore, uma seleção que chegou a nomes altamente famosos. A escalação não poderia ser mais acertada. Diferentemente da personagem interpretada por Richard Harris, Gambon realiza um Dumbledore mais apático. Mantendo um lado fraternal, porém mais incisivo em sua postura. Além disso, os trajes perderam o estilo tradicional ganhando uma aura hippie, com direito a barba amarrada com barbantes e adereços, fazendo do grande bruxo um homem mais excêntrico.

O trio principal tem maior equilíbrio, demonstram mais conhecimento de suas personagens explorando nuances mais significativas. As personagens crescem com os atores e, também dessa maneira, a maturidade profissional.

É o primeiro passo adulto da história de Harry Potter. Despindo-se de contornos mais infantis das duas primeiras tramas, preparando-se para conflitos mais difíceis que envolverão todo o universo bruxo. Cisão não só presente na narrativa como na própria produção de cada adaptação que a partir dessa nunca mais perderá seu tom escuro, preparando o público cada vez mais para combates eminentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário