quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coleção Julio Verne


Uma boa coleção está saindo recentemente nas bancas para enriquecer as bibliotecas dos leitores de Julio Verne, um dos grandes escritores de aventura e muito avante de seu tempo. Lançada pela editora portuguesa RBA, a coleção lançada quinzenalmente pretende preencher uma lacuna das editoras brasileiras.

Embora encontremos diversas adaptações de suas obras, poucos livros foram lançados na íntegra no Brasil. Apenas os mais conhecidos podem ser encontrados ainda que em algumas edições um tanto quanto duvidosas.

Esse bom lançamento, porém, divide-se entre lados positivos e negativos. O preço estipulado ficou bem acessível, a partir da segunda edição, os livros saem a R$19,90, um custo de R$40,00 por mês, o preço de um livro vendido em livrarias. As edições são muito bem acabadas, feitas em capa dura, com destaque em dourado com algumas gravuras que – de acordo com as informações da editora – são oriundas das primeiras edições.

Há único porém: o fato da edição ser portuguesa, o que pode prejudicar na compreensão de algumas palavras, tornando a leitura um pouco problemática. Mas nada que impeça, evidentemente, a leitura de um dos autores mais criativos da literatura.

Pelo que foi apurado por este blog, essa coleção não é novidade no Brasil. Em décadas atrás uma coleção de Verne também foi lançada no país com traduções do português vindo de portugal. Talvez, apenas uma hipótese, as traduções pfossam até ser as mesmas.

Independente disso a coleção é um importante destaque por trazer em português obras que há muito não eram editadas no país. Infelizmente, de acordo com o blog JVerne Pt, a editora RBA é um tanto quanto inconstante e, ao menos na terrinha, cometeu diversos atrasos em algumas edições.

Até agora três livros foram lançados, dos sessenta e seis que constam na coleção em Portugal: Volta ao Mundo em 80 Dias, Vinte Mil Léguas Submarinas e Cinco Semanas Em Balão (aqui nota-se já pelo título o português europeu pelo pronome utilizado). Quem perder algum livro também tem a opção de pedir pelo e-mail fornecido pela editora.

Um comentário:

  1. Coleciono esta coleção, tenho 10 anos e depois de 1 mês já li Viagem ao Centro da Terra. Tem algumas palavras incompreensíveis, mas nada muito difícil. Em São Paulo 6 edições já sairam até 9 de agosto, são elas: A Volta ao Mundo em 80 dias, Vinte mil léguas submarinas, cinco semanas em um Balão, Viagem ao Centro da Terra, Da terra à Lua e Os filhos do Capitão Grant na América do Sul. MUITO BOA!!!

    ResponderExcluir