segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Sonho de Cassandra

(Cassandra's Dream, 2007)
Diretor: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, Hayley Atwell, John Benfield, Jim Carter, Philip Davis, Sally Hawkins, Tom Wilkinson, Mark Umbers, Andrew Howard, Clare Higgins

Mesmo os diretores mais brilhantes não conseguem a perfeição todo o tempo. Alguns de seus filmes oscilam e, se não ruins, ficam no limiar. Bom para um filme de um diretor qualquer. Fora do padrão para Woody Allen.

O principal desvio de O Sonho de Cassandra - terceiro filmado na Inglaterra - ocorre na escalação de seus atores principais, Ewan McGregor e Collin Farrell que, de maneira alguma, passam a densidade necessária de suas personagens. Há certo tempo ambos devem uma interpretação adequada ao seu talento e frusta que nem mesmo Allen conseguiu retirar dos atores uma boa atuação.

Dificil sentir piedade das personagens quando em tela elas parecem caricatura. Ainda mais em uma trama de troca de assassinatos, retomando a história de Pacto Sinistro de Hitchcock. McGregor e Farell são dois irmãos que veem no tio milionário a salvação que precisam para seus problemas financeiros. Aceitando investir nos irmãos, o tio impõe uma condição em troca. Que cometam um assassinato.

Ainda que com medidas diferentes, é evidente o dialogo com o filme do mestre do suspense em que dois estranhos se encontram em um trem e aceitam realizar o crime do outro com maior chance de não serem pegos. Aqui os irmão são motivados apenas pelo dinheiro.

A releitura poderia ser interessante mas as interpretações rasas da dupla retiram sua profundidade. Transformando o que poderia ser uma boa produção de Allen em mais um de seus filmes que pode até passar pelo crivo de alguns mas permanece na margem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário