segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Semana em filmes (05 a 11 de Julho)

Justiceiro - Em Zona de Guerra (Punisher: War Zone)

Dir: Lexi Alexander

Terceira tentativa em trazer as telas o violento personagem do universo Marvel e a mais bem sucedida – Justiceiro já teve dois filmes, um em 89 com Dolph Lundgren e outro em 2004 com Thomas Jane. É difícil imaginar como um personagem como Frank Castle, que possui excelentes histórias escritas por Garth Ennis seja tão difícil de adaptar. Basta pegar um dos arcos do excelente escritor, ser fiel a violência a personagem que a possibilidade de errar é quase nula.
Justiceiro – Em Zona de Guerra é a produção que mais se aproxima da personagem dos quadrinhos. Um homem massacrado pela perda de sua família, que se vinga de qualquer maneira violenta das pessoas que são perigosas. Nesse aspecto, a produção não deve nada ao seu original. Muito sangue é visto em cena, seja em tiroteios como em lutas mano a mano.
A escolha do ator Ray Stevenson para interpretar a personagem principal também foi bem acertada. Stevenson mostrou sua competência em realizar um papel complexo na série Roma e aqui, novamente, lança mão de seu olhar duplo, agressivo e melancólico para preencher o papel. Os críticos argumentaram que as poucas falas do ator em cena se devem ao seu sotaque irlandês, mas é bobagem.
A produção é correta, com um argumento simples tentando recriar a personagem nos cinemas e o clima sombrio ajuda na caracterização. É um bom início que tenta apagar as duas bobagens anteriores.
Porém, soa tão perfeito, produzido tão dentro da margem, que não produz nada excepcional. Tem-se sim a sensação de que é algo bem feito, mas no final do filme sobra a sensação que deixaram muitos espaços vazios.




Evocando Espíritos (The Haunting in Connecticut)

Dir. Peter Cornwell


Certas críticas cinematográficas são bem parecidas com brincadeira de preencher lacunas. Filmes de terror que possuem quase o mesmo argumento se não dão prazer em assisti-los, na hora de criticá-los, então.
Assim como na semana passada, sobre o filme Cadáveres, o argumento de Evocando Espíritos, como o próprio nome anuncia, envolve entidades de um outro mundo que buscam contato com o nosso. A história é de uma família que se muda para uma casa as pressas, mais próxima do hospital onde o filho mais velho trata de um câncer e, aos poucos, descobre que lá era o laboratório de um médico que conduzia pesquisas de contatos mediúnicos.
Não há nenhuma novidade nessa história, tudo que conhecemos anteriormente é repetido. Os tais espíritos querem passar uma mensagem, precisam de um hospedeiro, há uma figura que já lidou com isso que vai ajuda-los a desvendar o que acontece e aquela seqüência triste e inevitável de clichês que fazem de uma história algo ruim.
Se há um porém nessa história, o filme é baseado em um documentário feito pelo canal Discovery Channel, narrando o que ocorreu de fato na casa. Talvez o único ponto que salve a história seja seu documentário, que já está em minhas mãos e que devo ver nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário