segunda-feira, 25 de junho de 2012

Michael Jackson, Got To Be There

Artista: Michael Jackson
Álbum: Got To Be There
Gravadora: Motown
Ano: 1972


01 - Ain't No Sunshine (Withers)
02 - I Wanna Be Where You Are (Ware/Ross)
03 - Girl, Don't Take Your Love From Me (Hutch)
04 - In Our Small Way (Verdi/Yarian)
05 - Got to Be There (Willensky)
06 - Rockin' Robin (Thomas)
07 - Wings Of My Love (The Corporation)
08 - Maria (You Were The Only One) (Brown/Glover/Gordy/Story)
09 - Love Is Here And Now You're Gone (Holland-Dozier-Holland)
10 - You've Got A Friend (King)


Enquanto reinava absoluto como estrela máxima de seu grupo familiar, The Jacksons 5, o pequeno Michael Jackson gravou em 1971 seu primeiro álbum solo. Lançado no ano seguinte, Got To Be There apresenta um garoto de apenas treze anos com sorriso sincero e maroto na capa, diferente daquele Michael Jackson que se tornaria o icônico rei do pop.


Sem nenhuma composição assinada pelo cantor, as gravações demonstram sua capacidade interpretativa já apurada, tanto em estética vocal quanto na textura emotiva. As canções transitam ao redor do amor em embates de conquista e perda, revisitando o cancioneiro da época e consagrando, ao menos, dois registros definitivos de canções.

Com apenas dez faixas, número comum em uma época cujo álbum era destinado somente para vinil, a seleção é coesa e demonstra segurança no primeiro passo da carreira solo. Abrindo o disco, Ain´t No Sunshine é apresentada com introdução falada e desemboca na urgência da perda amorosa com agudos perfeitos e cristalinos. Exemplo do talento nato de Michael Jackson em uma época em que não havia melhoramentos digitais na voz.

A energética I Wanna Be Where You Are acelera o ritmo em sua letra leve dando espaço para outra balada de lamento amoroso, Girl Don´t Take Your Love Away. A sensível In Your Small Way agrada pela ideia simples de se vivenciar o amor a partir de pequenos momentos. O ritmo desacelerado da canção se completa na balada título do álbum, Got To Be There.

De Elliot Willensky a canção-título parece ser escrita especialmente para Jackson que a interpreta com ternura. Foi a primeira canção de sua carreira solo a conquistar a parada de mais ouvidas e uma das músicas mais lembradas quando se fala de sua época juvenil.

Entre as idas e vindas amorosas, a animada Rock Robin levanta o fôlego e produz um entreato das delicadas interpretações que recomeçam na belíssima e simples Wings Of My Love, uma declaração explícita de amor que, provavelmente, acompanhou muitos namorados da época. 

Maria (You Were the Only One) prossegue a linha dessa vez escolhendo uma musa específica como adoração, que se encerra em Love Is Here and Now You're Gone um desfecho melancólico para uma história amorosa. Como canção derradeira, o amor fraternal vem a tona, na clássica canção de Caroline King, You´ve Got a Friend que Michael canta com propriedade em uma melodia sincopada e contagiante.

Quatro canções alcançaram as paradas de sucesso. Embora o The Jacksons 5 continuasse na ativa, o primeiro álbum solo de Michael Jackson demonstrava, em definitivo, quem era a estrela máxima do conjunto e, desde já, apontava o talento e energia em cada interpretação.

Got To Be There merece ser descoberto, tanto para constatar o talento óbvio do músico como uma pérola menor, mais ainda assim pérola, de uma carreira que seria abrilhantada em sua máxima potência no futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário