segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Importância de Ser Michael Jackson

A potência de Michael Jackson não necessita de uma longa observação. Basta assistir um vídeo de qualquer uma de suas canções – faço sugestão para a interpretação espetacular de Billy Jean no especial de 25 anos da Motown – para vislumbrar seu talento.

Desde criança me lembro do rei do pop. Ainda que de maneira não explícita, nem linear, sem capacidade de contemplar sua carreira como um todo. Me recordo das paródias de I´ll Be There feitas por meus primos e eu. Billy Jean, Thriller e Beat It, únicas canções que ouvia no álbum homônimo – ainda novo demais para compreender a supremacia deste disco. E Dangerous que ouvi muitas vezes, no fone de ouvido, tentando decifrar a belíssima capa cheia de imagens interpretativas.

Mesmo que se queira negar ou desconhecer, todos sabem Michael Jackson. O homem e seu passo de dança inconfundível. E, provavelmente, já o imitou de meias, no chão encerado de casa, falhando miseravelmente, nem que ao menos uma vez, nem que ao menos na infância.

A música pop como conhecemos transformou-se radicalmente com o legado de suas canções. Não a toa um de seus álbuns tornou-se o mais vendido mundialmente. E, até hoje, imitadores de todo mundo são identificados quando tentam reproduzir seu gingado inconfundível, trajando chapéu e uma luva branca.

A vida de Michael Jackson foi vasta, mas o legado que nos interessa é o ritmo. A intenção é desconsiderar as notícias retrospectivas sobre a vida e obra do cantor, que estarão em destaque no terceiro ano de sua morte, para enfocar naquilo que o consagrou em definitivo a um patamar que nunca será preenchido nem antes nem depois: sua genialidade musical.

Durante as duas semanas seguintes, diariamente, o blog analisará álbum a álbum da carreira solo do cantor. Desde Got To Be There até Immortal, segundo álbum póstumo, trilha de uma apresentação do Cirque Du Soleil.

No momento que marca mais um ano de despedida do rei do pop, nada mais certo que ouvi-lo em alto e bom som. Eis o patromônio eterno de seu legado musical.

Acompanhe o calendário e não perca um dia sequer.

Especial Michael Jackson

25/06 - Got To Be There
26/06Ben
27/06Music And Me
28/06Forever, Michael
29/06Off The Wall
30/06Thriller
01/07Bad
02/07Dangerous
03/07HIStory
04/07 - Blood On The Dance Floor
05/07Invincible
06/07Michael
07/07Immortal
08/07This Is It



Nenhum comentário:

Postar um comentário