segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Coração Satânico

(Angel Heart, 1987)
Diretor: Alan Parker
Atores: Mickey Rourke, Robert De Niro

O Diabo sempre foi uma pessoa díficil e muito traidora. Filmes que o envolvem, costumam ser tão dificeis quanto por, normalmente, falta de uma verossimilhança ou, ao mesmo, um argumento que possa ser plausível ao tratar do tema.

Falar de Coração Satânico e não mencionar o diabo, é bobagem. Primeiro porque o título do filme em portugues (o original é Angel Heart, Angel é o detetive da trama) já estraga uma das surpresas da narrativa, segundo que o filme é famoso pela interpretação dúbia de Robert De Niro como a personagem Louis Chyphre, alardeado como uma das melhores interpretações diabólicas do cinema.

O filme é uma obra prima do suspense diabólico, repleto de cenas climática e de pinceladas de narrativa policial noir, em uma época onde Mickey Rourke ainda era tido como o garotinho de Hollywood.

Porém, quem rouba o filme, participando de algumas poucas cenas, é a interpretação quase silênciosa de De Niro. Sua personagem é, mesmo com a revelação inicial já contada, primorosa.

A famosa cena de sexo de Rourke, onde as goteiras de chuva de seu quarto viram sangue também não é conhecida a toa. Climática e assustadora no ponto certo, mostrando a boa direção de Parker.

Coração Satânico é um terror / suspense obrigatório para qualquer filmografia e, tratando-se do diabo, nunca é bom ficar em dívida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário