segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Lenda de Beowulf

(Beowulf, 2007)
Diretor: Robert Zemeckis
Atores: Ray Winstone, Angelina Jolie, Anthony Hopkins, Crispin Glover

Robert Zemeckis é aquele cara legal responsável pela trilogia do Martin McFly, Forrest Gump, Tudo Por Uma Esmeralda, A Morte Lhe Cai Bem, Contato, Revelação, Uma Cilada Para Roger Rabbit e Náufrago. Muito desses filmes se não estão na minha lista de filmes preferidos, são no mínimo boas obras cinematográficas.

Portanto, falta-me um pouco de compreensão para entender porque um diretor com tantos talentos no currículo tenha se tornado tão entusiasta em utilizar animação computadorizada para produzir seus dois últimos filmes, O Expresso Polar e A Lenda de Beowulf.

Devemos sempre considerar válidas as tentativas de procurar novas maneiras de se produzir um filme, e também concordar que certas cenas são lindas paisagens com os menores detalhes em extrema perfeição. Mas ainda assim soam artificiais demais. É como a história de Pinóquio, o menino de madeira querendo ser de verdade. Beowulf não é um filme ruim, mas peca por ser uma grande aventura em animação quando quer ser uma grande aventura de verdade, com atores em carne e osso. O roteiro escrito por Neil Gaiman, baseado no lendário poema, é bem interessante, assim como a própria história de Beowulf.

Considerando que antes dessa animação, houve um filme com o ator Christopher Lambert no papel do matador de monstros, a história de Beowulf ainda precisa ser bem contada nas telas. Mas esse filme animado ainda vale a pena, seja pela história, ou por algumas cenas que, ainda que imperfeitas, saltam nos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário