segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Perdedores

(The Losers, 2011)
Diretor: Sylvain White
Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Zoe Saldana, Chris Evans, Jason Patric.

O selo Vertigo, da Editora DC Comics, ainda que possa ser incluído no universo tradicional de seus super-herois, é voltado para um público diferenciado que se interessa por quadrinhos, mas não necessariamente, pelas histórias de heróis. A maior liberdade em relação a linha tradicional permite que equipes apresentem histórias com alta qualidade sem cair no comum do gênero.

A HQ de Os Perdedores faz parte desse selo. Lançada no Brasil por duas editoras, a série nunca ultrapassou o primeiro arco de histórias, origem da trama adaptada para o cinema. Ainda que não tão conhecidos do público em relação aos super – heróis, uma adaptação do gênero sempre conquista um público cativo. Segurança para os produtores que preferem não se arriscar em um produto novo.

Sem nenhum ator de peso, o filme testa a força de novos atores como Jeffrey Dean Morgan, Zoe Saldana e Chris Evans que despontaram suas carreiras recentemente. O termômetro identifica se um desses atores tem potencial para sustentar um filme sozinho. Mesma lógica sustentada pela escolha de um diretor novato.

A produção não vai além de realizar um filme divertido com uma trama simples e linear: um grupo da forças especiais dos Estados Unidos é traído em uma missão na Bolívia e descobre uma maneira de se vingar contra quem os traiu. A narrativa escora-se em personagens típicas dos quadrinhos sem exagerar no decalque na transposição para as telas.

Sem dúvida há cenas um tanto quanto inusitadas, ângulos que só os quadrinhos podem conceber, mas sem excessos. Até mesmo o vilão interpretado por Jason Patric, cuja figura se aproxima de uma caricatura, é bem incorporada na trama pela maneira sátira de sua interpretação.

O único volume disponível no Brasil foi lançado pela Panini Comics na ocasião de estréia do filme. "Os Perdedores - Hora do Troco" reune as seis primeiras histórias escritas por Andy Diggle.

2 comentários: