domingo, 20 de junho de 2010

Sucesso Para Um Preguiçoso, Marc Allen

"Sou preguiçoso. Admito isso. Durante anos, essa foi uma das coisas que me impediu de ser bem-sucedido na vida - afinal de contas, para ter êxito você tem que trabalhar muito, não é mesmo? Isso foi certamente o que me disseram e eu certamente acreditei.
Nós a chamamos de ética do trabalho: é bom trabalhar, não é mesmo? Faz bem para a alma. Molda o carater de uma pessoa. E trabalho duro traz sucesso."

Autor: Marc Allen
Editora: Vida e Consciência
143 pag.






A biblioteca de auto ajuda das livrarias cresce a cada mês. Publicações direcionadas para aqueles que, em vez de buscar encontrar as respostas por si só em outros livros, acreditam que é mais fácil se pautar em formulas para ter uma vida melhor.

Assim, um grande leque de possibilidades pode ser encontrado. Desde aqueles cujos títulos até os não leitores do gênero conhecem, como títulos específico como ter sucesso para quem não tem trabalho, como ter sucesso ao mascar chiclete e, nesse caso, a busca do sucesso mesmo sendo um preguiçoso.

É assim que Marc Allen expõe os problemas de sua vida, sempre de maneira rasa, explicando o quanto nunca quis trabalhar e, mesmo assim, encontrou uma formula para se tornar um homem bem sucedido.

A intenção do livro é ser algo tão resumido que o próprio autor orienta aos preguiçosos leitores a nem lerem o livro todo, e irem acompanhando apenas as palavras chaves que se encontrar em um quadrado cinza, contendo as frases clichês do gênero: é necessário mudar aos poucos a maneira que você se importa com o trabalho para os valores mudarem, trabalhar menos é ser mais produtivo, e uma série de dicas que resumem um estilo de vida criado por Marc, que afirma que tudo deve e pode ser feito de maneira relaxada e calma, sem stress.

Seguindo o esquema padrão de livros do gênero, sem nenhuma profundidade que possa ser, de fato, aproveitada, o livro recicla os clichês do gênero mudando levemente o ponto de vista. Aqui Allen se diz uma pessoa do tipo-Z, a expressão vem de alguém sempre sonolento, que tenta combater as pessoas tipo-A, as viciadas em trabalho.

Ainda que a capa da edição, e até mesmo seu título demonstre que a obra poderia ser mais profunda, sem a bobagem de se basear em formulas quase matemática, o texto segue o estilo da auto-ajuda. Obriga o leitor a se encaixar em um padrão para acreditar que só assim é que pode atingir o sucesso. Livros que mais reprimem a criatividade do que, na verdade, a aguçam. Uma bobagem que infelizmente já foi editada duas vezes em nosso país.

4 comentários:

  1. O sucesso dos livros de auto-ajuda não se explica pela falta de cultura do "povo", mas sim pelo fato de eles oferecerem exatamente uma "fórmula" para conseguir-mos tudo aquilo que queremos - o que, nos dias de hoje, é basicamente sucesso financeiro.
    Outras tipos de livros e narrativas fazem isso. Exemplo, novelas com final feliz. Elas satisfazem todo o nosso anseio por justiça, quando o vilão é punido, o mocinho e a mocinha se casa e são felizes para sempre.
    A diferença cruel é que a auto-ajuda se propõe como uma fórmula mágica para alterar a realidade, enquanto a novelinha - e outros tipos de narrativa - mantém-se dentro de seus próprios limites, embora não estejam isentas de causar certos efeitos nocivos.
    Mas temos que concordar em uma coisa, o pior e o mais absurdo no caso de Marc Allen, é que é um livro traduzido. Será que suas fórmulas funcionariam num contexto brasileiro? E que tipo de preguiçoso escreve, ou mesmo lê, um livro de 143 p. Na boa, um folheto em forma de HQ já estaria de bom tamanho!

    ResponderExcluir
  2. E tem sempre aquela velha piada, só quem se dá bem com livros de auto-ajuda é o autor que vende milhões e enche o c# de grana!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem os filósofos de plantão que compram um livro desses para ler e depois de nao tentar minimamente NADA do proposto, se prestam apenas a desmerecer quem teve o trabalho de escrevê-lo.
    Engraçado né? haha
    O pior é ver que sao autores em varios blogs, seria isso um fundo de "inveja" do cara falar coisas simples de se fazer e que vocês com tanto ardor e força nao conseguiram ainda? rsrs
    FicaDica

    ResponderExcluir
  4. Anonimo, se você confunde uma obra de auto ajuda empresarial com filosofia, recomendo ler Platão.

    ResponderExcluir