quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arquivo X, Resista Ao Futuro

ATENÇÃO: PARA MELHOR ANÁLISE DA TEMPORADA, ALGUMAS PARTES DO ENREDO SERÃO CONTADAS DURANTE O TEXTO (OS CONHECIDOS SPOILERS). PORTANTO PARA SUA SEGURANÇA, SE NÃO QUISER SABER NADA A RESPEITO, PARE DE LER O TEXTO AGORA. MAS RETORNE APÓS TER ASSISTIDO A TEMPORADA, POR FAVOR.

Arquivo X chega aos cinemas sem fôlego

Longa metragem que serve como entre ato da quinta e a sexta temporada, Arquivo X – Resista ao Futuro foi lançado no ápice de sucesso da série. Era evidente que, mais cedo ou mais tarde, a produção alcançaria a tela grande.

Novos personagens são introduzidos para dar mais requinte a trama, dando a intenção de produção cinematográfica. Infelizmente, tais personagens nada acrescentam a narrativa, se tornam apenas coadjuvantes que aparecem e somem rapidamente.

E é essa proporção geral, de uma história que poderia não ter acontecido, que permanece toda a intenção do longa. Buscando conquistar uma nova parcela de espectadores que não compreenderiam a história por fazer parte da mitologia da série, e nem agradaria os fãs antigos por algumas mudanças. Gerando uma recepção morna na época de seu lançamento.

Cenas de ação – como todo o movimento inicial – são inseridas de maneira desnecessária, em vez de fazer bom uso da narrativa simples da série. O único elemento que ainda se mantém fresco é a química entre os agentes Fox e Dana, sua desilusão e fé na busca incessante que fizeram até aqui.

Além da morte de um personagem sempre presente na mitologia da série, com a intenção de não passar o longa metragem em branco, os roteiristas introduzem um novo elemento na mitologia da série. Mudando-a bruscamente. Dando um passo na evolução do óleo negro e da colonização alienígena. Criando uma espécie de gestação alienígena, originada a partir de picadas de abelhas híbridas, que fariam com que humanos produzissem em seu interior um alien, pronto para sair de sua barriga como na famosa saga de ficção científica.

Tal elemento conecta-se diretamente com a sexta temporada e acaba sendo, ironicamente, o último ato grandioso da conspiração alienígena. Sem mencionar que o filme adianta o retorno evidente dos Arquivos X, que foram incinerados em cena magistral e triste no final da última temporada.

Sem dúvida a primeira incursão de Mulder e Scully nas telonas, fica aquém da expectativa, gerando um produto que poderia ser muito melhor se fosse mais trabalhado e não resultado de uma evidente jogada de executivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário