sexta-feira, 2 de outubro de 2009

[Resenha] House M.D., 6a temporada (06x03, Epic Fail)


Epic Fail (06x03)

Data de exibição: 28/09/09

O Que Dr. House Diria?

"Tentar não ser um idiota. Estou tentando. Só não estou conseguindo."

"Camas são para maricas. A não ser que esteja transando, nesse caso... Não, ainda é coisa de maricas."

"Sou um viciado. Levo tudo ao extremo."





ATENÇÃO: PARA MELHOR ANÁLISE DO EPISÓDIO, ALGUMAS PARTES DO ENREDO SERÃO CONTADAS DURANTE O TEXTO (OS CONHECIDOS SPOILERS). PORTANTO PARA SUA SEGURANÇA, SE NÃO QUISER SABER NADA A RESPEITO, PARE DE LER O TEXTO AGORA. MAS RETORNE APÓS TER ASSISTIDO O EPISÓDIO, POR FAVOR.


Retomando a estrutura clássica consagrada, de apresentar o futuro paciente nas cenas que antecedem a abertura do episódio, Epic Fail é a primeira seqüência direta dos acontecimentos pós a recuperação de Dr. House, cujo hiato entre uma temporada e outra foi, aproximadamente, o tempo em que passou na clínica.

Sua crise a beira da loucura não foi em vão. A personagem que sempre encontra motivos para duvidar dos outros encontrou um apoio além da bengala. É por sugestão de seu analista que House se despede e tenta procurar outros hobbies. A idéia é causar distração e trabalho suficiente para que o médico não pense em sua dor na perna, interpretada aqui como algo além de uma dor meramente física.

Porém se torna inevitável que, não importa em que esporte boêmio, o médico procure sempre ser o melhor. Se destacar como aquele que, não só é capaz de realizar o que lhe foi cabido de uma maneira exemplar, mas de também inovar quando possível. Sua obsessão em sempre dar o melhor de si fala mais alto. A obsessão pela obsessão como diz Wilson.

Obsessão por perfeição ou ambição, que acaba desestruturando Foreman. Que procura ocupar o cargo deixado por House mesmo sendo incapaz de governar como ele. Seu talento médico é excepcional, mas suas dúvidas sempre o deixaram como o segundo melhor. Falta a Foreman a ousadia.

Sua liderança é duvidosa, desestrutura até mesmo o episódio, em que o paciente permanece à deriva, sem saber, de fato, se os médicos serão capazes de curá-lo e ainda culmina na demissão de Taub que, também por ambição, só aceitou esse trabalho para estar na equipe do famoso médico de diagnósticos.

O caso parece tão difícil, e tão complexo, que cabe ao próprio House, em um arroubo, participando da recompensa que o próprio paciente colocou na internet, dar o diagnóstico final. Sem mesmo ver a cara do doente.
Resolver o caso que sua equipe não conseguia traz House de volta a vida, ameniza a dor de sua perna e tanto médico quanto analista percebem que o jogo obsessivo de House em ser o melhor tem seu ponto alto na medicina que tanto gosta. Talvez, reatar esse laço, quebrado no inicio do episódio, seja crucial para que ele mantenha sua sanidade, longe de voltar para os remédios.

Ainda que desconfiado pelos seus amigos, que acreditam que, novamente, ele voltou a tomar Vicondin, Gregory contraria a própria teoria exposta durante esses anos de que as pessoas não mudam, torna-se uma aberração de si mesmo. Para melhor. Que brilhante e simbólica a cena em que o ex-viciado confronta o remédio de seu desejo, com todo o potencial destrutivo em suas mãos, escolhendo se usa-o ou não. E a vontade de se superar, tornando-se ainda melhor, foi a escolha de House.

Enquanto Foreman, agindo como antagonista, perseguiu a ambição. Despede a própria namorada da equipe, com medo de abalar seu relacionamento e não só o destroi como corrompe seu departamento. E abre espaço para que a velha trupe se reuna outra vez.

Fica um aspecto em aberto, que teremos que esperar futuros episódios, visto que não trabalho com spoilers. Se Taub realmente saiu da série, sua imagem de divulgação lançada junto com as outras foi boa para despistar essa história.

O fim da equipe nova era um movimento que muitos imaginavam e a equipe de roteirista das séries merece aplausos pela maneira como conduziu essa trama. Aditivando o vício de seu médico principal, ao ponto dele ser internado, foi uma saída perfeita para desestabilizar o universo da série, culminar em saídas e dar margem para reunir a velha e boa equipe.


Um comentário: