sexta-feira, 13 de novembro de 2009

[Resenha] House M.D., 6a temporada (06x07, Known Unknowns)



Known Unknowns (06x07)

Data de exibição: 09/11/09

O Que Dr. House Diria?


"Não é chato quando todos na sala sabem algo e você não?"

"Estudos indicam que vinhos de 10 dólares ficam mais gostosos se pensar que custam 90. Tenho certeza que também se aplica a refrigerante de uva."

"Palavras machucam, você sabe."







ATENÇÃO: PARA MELHOR ANÁLISE DO EPISÓDIO, ALGUMAS PARTES DO ENREDO SERÃO CONTADAS DURANTE O TEXTO (OS CONHECIDOS SPOILERS). PORTANTO PARA SUA SEGURANÇA, SE NÃO QUISER SABER NADA A RESPEITO, PARE DE LER O TEXTO AGORA. MAS RETORNE APÓS TER ASSISTIDO O EPISÓDIO, POR FAVOR.



Após duas semanas sem exibição, a sexta temporada volta ao ar com um episódio bastante linear. O caso da trama ainda que potencialmente interessante não rende muito argumento para um episódio notoriamente voltado para que o drama das personagens se desenvolva.

Finalmente, Wilson ganha um pouco de destaque em um episódio, ainda que funcione, como sempre, como a ponte que movimenta House. É por conta de um pedido de seu terapeuta, que o oncologista leva o médico para um congresso em outra cidade. Apesar de relutar em mudar sua rotina, concorda sobre a viagem ao saber que Cuddy também irá participar.

Desde a alucinação severa de House, seu relacionamento com Cuddy foi pouco revisto, e explorado com muita cautela. O que é concebível, envolvendo as circunstancias na qual Gregory teve a revelação de seu sentimento pela chefe.

Se o conflito sentimental entre ambos caminha lentamente, Cameron e Chase estão vivendo um complexo problema pós-casados. Pensando no pior, Cameron imagina que o marido tem o caso, mas o peso de Chase está além disso, é massacrado pelo assassinato do ditador Dibala.

Duas ações ocorrem em simultâneo e o caso funciona apenas para dar continuidade a essas cenas.

House tenta ser uma pessoa mais agradável, sempre passando pelos passos de sempre e ao contar suas verdadeiras intenções para Cuddy, dá mais um passo a relação segmentada dos dois. “Passamos para uma nova fase. Contei à Cuddy que sempre fui interessado nela e ela foi embora.”, diz House à Wilson, após, na tentativa de ser um novo House, abrir ainda mais seu coração.

Além da fuga de Cuddy, conflito e confusão suficiente devido as palavras do médico, entra em cena novamente Lucas, o detetive particular da temporada anterior, dificultando ainda mais o problema de House em sua missão de conquista-la.

Após duas semanas aguardadas, o sétimo episódio da série não trouxe nenhuma revelação profunda e nenhuma ruptura reflexiva no cerne de suas personagens. Prosseguiu com a continuidade e seguiu as histórias de suas personagens.

Se podemos escolher um ápice para o mesmo, ele concentra-se na cena final, quando Chase enfrenta sua coragem e conta a esposa sobre a responsabilidade na morte de Dibala. A produção da cena ficou incrível, com Chase em primeiro plano, com olhar perdido, até juntar sua coragem e se encostar no sofá ao lado de Cameron, onde a seqüência do plano se abre. A revelação foi tão bem encaixada no final que a reação de Cameron mal pode ser vista. Criando um belo gancho para a próxima semana.

Dentro do universo da série, todos os personagens já tiveram sua parcela de erros e mortes médicas, ainda que Chase tenha feito de maneira proposital. Porém, a personagem que tinha maior aparência em caráter com House foi a que mais se consumiu com a morte. Quebrando toda a faceta de uma personagem que, por anos, criou para si mesmo a figura de alguém seguro de si.




3 comentários:

  1. pô, eu achei esse o melhor episodio da temporada até agora

    eu gosto quando eles exploram o passado do house e as relações pessoais entre ele, cuddy e wilson.

    e como assim "não teve revelação"?

    ResponderExcluir
  2. Explicarei.

    Esse episódio flui os acontecimentos dos outros. Tudo o que acontece nele não tem como não saber. O Chase ia contar pra Cameron o que fez, e o House deixaria claro seus sentimentos uma hora ou outra. Ainda que a Cuddy esteja naquela situação de ser a última a saber a coisa mais óbvia.

    Por isso que disse que não teve nenhuma revelação realmente ativa. O que aconteceu foi só consequencia do que já estava levantado nos outros.

    Mas é muito legal quando exploram esse passado do House e mantém as relações deles. O Wilson e a Cuddy parecem que vão aparecer mais agora.

    ResponderExcluir
  3. Sem falar que o caso da semana é dos mais toscos de toda a série...

    ResponderExcluir