quarta-feira, 13 de maio de 2009

Preliminar: Anjos e Demônios


Antes que entremos na preliminar dos aspectos cinematográficos, fica registrado meu protesto sobre a dificuldade de encontrarmos boas imagens nos sites oficiais das produções. Somente alguns dias antes de lançar essa coluna que a Sony Pictures, finalmente, tinha divulgado na internet o cartaz brasileiro do filme, algo que estava espalhado nos cinemas do país há um certo tempo.

Não consigo compreender que tipo de lógica é essa que, em vez de fornecer amplamente fotos e pôsteres em alta resolução para divulgação, é necessário, muitas vezes, você ser um membro da impressa para ter acessos aos tais pôsteres, ou escrever aos próprios e pedir. Se o acesso fosse mais irrestrito, isso não ajudaria a divulgação do filme? Já que um dos meus lemas no blog é sempre procurar os cartazes nacionais para estampar qualquer matéria cinematográfica, muitas vezes tenho que recorrer aos grandes sites de cinema, que por ter contato com as empresas recebem os arquivos digitais, do que procurar nos sites oficiais, que as vezes só possuem algumas fotos e – quase nunca – os cartazes brasileiros.

Na próxima sexta feira, a inevitável continuação de O Código da Vinci, estréia nos cinemas brasileiros. O trio principal continua presente: A direção – muita vezes comum – de Ron Howard, Tom Hanks – agora sem o mullet, graças a Deus – no papel do simbologista Robert Langdon baseiam sua história na obra de Dan Brown, o homem por trás das idéias entre segredos históricos escondidos.

Embora lançado após O Código Da Vinci e ser considerado na linha narrativa dos filmes uma história posterior, o livro Anjos e Demônios é o primeiro da saga a utilizar Landgon como personagem principal.

Nota-se que Dan Brown utilizou sua primeira narrativa com o simbologista sem medo de experimentar e testar tudo o que utilizaria mais, e melhor, em sua aventura seguinte. Portanto, o resultado final da leitura de Anjos e Demônios é inferior a O Código da Vinci. A Trama do primeiro é um pouco mais rasteira, com um desfecho exagerado, e parece mesmo com um abre alas para uma história mais coesa e maior.

Enquanto isso, nos cinemas, era evidente que a primeira adaptação viria do O Código da Vinci, best-seller absoluto. Mesmo sendo um bom livro, os cortes e condensamentos em diversas partes da história não resultaram em um bom filme.

Assim, os produtores dessa nova empreitada tem uma missão difícil pela frente. Aprender com os erros do primeiro filme e realizar um segundo de uma maneira melhor, mesmo que esse tenha um roteiro original – seu livro – mais inconsistente que o primeiro.

Dos poucos comentários que acompanhei na mídia americana especializada, vi reclamações sobre o papel de Ewan McGregor, considerado um dos mais inexpressivos de sua carreira, e alguns elogios de que essa produção é um pouco melhor que a outra.

Minhas espectativas está em sintonia com os comentários americanos. Imagino que a história irá fluir melhor que no primeiro filme, mas, infelizmente por sua história ser aquém da anterior, a produção, mesmo assim, sofrerá alguns problemas.

Porém, o escritor Dan Brown está para lançar mais um livro envolvendo o simbologista Robert Langdon, quem sabe se a terceira parte não seria, enfim, o bom argumento para um derradeiro bom filme? Esperemos também.


Anjos e Demônios estréia dia 15 de Maio e O Que Dr. House Diria? - e também o amigo Vinício dos Santos, do blog O Jardim Dos Gatos Teimosos - estarão lá para conferir.


Preliminar, toda segunda quarta feira do mês. Em junho, dia 10, com o filme Transformers: A Vingança dos Derrotados, a continuação do excelente filme de Michael Bay, e que parece que vai ser um dos melhores blockbuster do ano.

3 comentários:

  1. "Excelente filme de Michael Bay" você forçou a barra hein, hahahha

    ResponderExcluir
  2. Em breve sai uma resenha sobre transformers e explica melhor porque considero o filme excelente.

    ResponderExcluir
  3. Eu considero um filme excelente também: um filme que tem robôs se pegando e uma mulher estúpida de bonita é tudo o que eu desejo ver no cinema.

    (a continuação poderia ter um robô e várias mulheres estúpidas de bonita se pegando, hahahha)

    ResponderExcluir