domingo, 9 de setembro de 2012

Os Mercenários

(The Expendables, 2010)
Diretor: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, Mickey Rourke, Giselle Itié.

Filmes de ação da década de oitenta e noventa obliteraram seus astros. Não deixando nenhum incólume pelo tempo. Até mesmo o mais plural deles, Bruce Willis, há tempo tem devido um filme bom e uma boa bilheteria.

O eterno Rambo Sylvester Stallone reconhece que fama é hoje relíquia. Um tipo que é pagina virada na história cinematográfica que hoje procura heróis mais reais e humanos. Sangrando e demonstrando esforço que comprove seus ganhos.

Mas Sly tem conhecimento de como funciona seu estilo cinematográfico. Mesmo fora do auge sabe atrair grande público e reconhece que uma das possíveis traduções para o cinema pipoca significa tiros, explosões e ação descerebrada sem nenhuma preocupação.

Reunindo medalhões contemporâneos e astros passados, Os Mercenários é a definição do cinema de brutalhões: trama rasteiras com ação do começo ao fim, heróis fortes, hoje maduros, liderados pelo homem de rosto intocável e torto, como um boxeador, com um charuto na boca.

Mercenários que realizam qualquer tipo de missão desde que bem paga. Uma equipe contratada para derrubar o general Garza, ditador da ilha de Vilena, no Golfo. Alias, motivo que fez Stallone e equipe virem para o Brasil. O fiado de história, envolvida no antigo manequeismo de personagens boas ou muito más é apenas motivo para diversas cenas de ação sem nenhum pudor.

Stallone ao mesmo tempo que presta homenagem a si e aos amigos, dá uma nova ignição as suas carreiras. Demonstra que os velhinhos ainda são capazes de divertir e o sucesso da produção comprova que parte do público ainda tem gosto por tais tramas.

As coreografias se dividem bem entre o balé característico e a violência mais agressiva. Perdem destaque somente para os efeitos especiais que as vezes derrapam na composição do sangue, deixando-o mais artificial do que em décadas anteriores.

De qualquer maneira, é favorável identificar que, mesmo no mesmo tom, alguns astros sabem se reinventar. Mesmo que agora mais frágeis fisicamente pela idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário