quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Chacal

(The Jackal, 1997)
Diretor: Michael Caton-Jones
Atores: Bruce Willis, Richard Gere, Sidney Poitier, J.K. Simmons, Jack Black

Situado no final da década de 90, O Chacal é um filme tradicional que se aproveita do contexto mundial, com a queda do muro de Berlim encerrando definitivamente a guerra fria, para produzir uma história de ação.

O enredo é uma releitura de O Dia do Chacal. Embora exista um livro com o mesmo título do autor Frederick Forsyth, a releitura teve como inspiração o primeiro longa metragem e funciona para mostrar que Bruce Willis, mesmo realizando o mesmo papel, tem boa forma quando quer.

Willis é O Chacal, um dos melhores assassinos por encomenda em atividade. Contratado pelos russos em retaliação a uma invasão americana, que ocasionou a morte de um importante chefão do crime. Sua missão é destruir um grande alvo americano para causar caos.

A trama desenvolve os dois lados da mesma história. A investigação americana para descobrir quem é O Chacal, seu plano e as táticas desenvolvidas para conseguir realizar o golpe. Sua personagem é um camaleão de disfarces. Com habilidade para arquitetar o plano de maneira escondida e imperceptível.

Entra em cena Richard Gere, ex traficante de armas, traído uma vez pelo Chacal e a única pessoa acessível capaz de reconhecer o rosto do bandido. Criando assim, um embate tradicional entre duas forças que devem mostrar seu potencial derradeiro para que apenas um vença.

Quinze anos após sua realização, o filme envelheceu bem. Tornou-se além de um bom filme de ação um reflexo de como funcionavam a relação entre países no final da década de 90, mesmo após o contexto da Guerra Fria. Mantendo a paranoia existente nas frontes de espionagem.

Além de espionagem, a trama dá mais força para a ação, o grande embate que público deseja ver. Gere e Willis como atores em potencial para uma briga mais agressiva. Ainda que todos saibam que Willis aperfeiçoou-se a vida toda para papeis no estilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário