quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Circulo do Medo

Blu Ray Britânico
(Cape Fear, 1962)
Diretor: J. Lee Thompson
Atores: Gregory Peck, Robert Mitchum

Mais acostumado com a narrativa cinematográfica contemporânea, demoro mais tempo para contemplar antigas produções e ter uma opinião a respeito. Hoje somos inundados, até mesmo pela televisão, pela linguagem rápida e agressiva causando-nos estranhamento ao depararmos com uma narrativa mais lenta e centrada.

Não acho errado afirmar ser necessário um preparo para assistir uma antiga produção. Filmes também tem seus momentos. Tratam da visão de um artista, passível de interpretação. É necessário sintonia do expectador para contemplá-la. Diversos filmes vi sem a sintonia correta, classificando-os como ruins, para depois revê-los e me surpreender com a qualidade. Algumas produções necessitam mais de receptividade do que outras.

Produzido em 1951, Circulo do Medo é um clássico filme de suspense que reúne Gregory Peck e Robert Mitchum em uma trama de rancor e vingança. Pack é Sam Bowden, um conhecido advogado da cidade que durante sua carreira ajudou na prisão de Max Cady, um agressor de mulheres. Recém saído da prisão, Cady volta a cidade e começa a perseguir o advogado.

A tensão entre as personagens é estabelecida de maneira lenta. Primeiro em embate cordial para crescer em discussões e ameaças. A composição do vilão, feito por Mitchum é explosiva, nunca apresenta sua verdadeira intensão mesmo que os olhos revelem frieza e a vontade de um vingança irreprimível. Bowden reflete o papel do homem comum. Aquele que agiu de acordo com a lei mas que descobre que nem mesmo ela pode afastar todos os males. Não só produzindo um longa metragem de suspense como realizando um duelo de personalidades antagônicas.

A restauração em Blu Ray é magnífica. Quebra a ideia de que um filme antigo tem imagem ruim e explicita a cuidadosa fotografia preto e branco. Não a toa, escolhida por alguns diretores mesmo quando era possível filmar em cores.

O filme, baseado no livro de John D. MacDonald, gerou também uma regravação de Martin Scorsese, provavelmente, mais conhecida que este original que merece ser descoberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário