quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jericho, Primeira Temporada

O que você faria após o fim do mundo?

O colapso total da Terra ou uma grande guerra que abalaria, novamente, toda a estrutura do planeta é tema de diversas produções cinematográficas e não é novidade. Normalmente o enfoque se concentra na ação e não prioriza as relações humanas nesse especial momento delicado.

Centrada na pequena cidade do Kansas que dá o nome a série, Jericho é um município do interior que vive da agricultura e possui um prefeito que, desde a fundação da cidade, é responsável por sua integridade.

O isolamento natural da cidade e seu pouco desenvolvimento são bons elementos para espantarem ainda mais a população quando, no horizonte, um cogumelo de uma explosão nuclear é visto. Tem inicio um caos desordenado e o início da ação.

A série tem seu ponto de início em Jake Green, um dos filhos do prefeito que volta a cidade poucos dias antes da explosão e será responsável por tentar colocar um pouco de calmaria na confusão. Sob um amplo espectro, a trama foca as relações humanas que em atitudes extremas realizam atos estúpidos e desesperados.

São criadas diversas situações limite durante a trama, como a fome, uma chuva tóxica, que trazem à tona a natureza humana. O cenário apocalíptico é muito bem realizado, ainda que a condução de certos ganchos da narrativa ganhe contornos muitos simplistas, fazendo com que um bom mote perca sua força.

Aos poucos, a trama não só revela o passado de Jake, como apresenta pistas do que aconteceu derradeiramente com os Estados Unidos como um todo. Há pitadas de conspiração na trama, um elemento bastante essencial em uma história que se passa em uma terra quase de ninguém.

Ao lado de Heroes, Jericho era uma das séries mais esperadas do ano. Porém, a estréia realizada em 2006 terminaria em seu primeiro ano por causa da baixa audiência. Foi graças ao público e aos seus diversos apelos que a série ganhou uma sobrevida com um segundo ano. Mas, devido aos baixos índices, a série foi cancelada com sete episódios em sua segunda temporada.

A primeira temporada é finalizada em seu auge, com um gancho que exigia um segundo ano. É bem provável que a produção não tenha conseguido fechar em sete episódios a história de Jericho como deveria, algo lamentável e que, infelizmente, ocorre muito com produções que não conquistam altos índices de audiência.

A produção da série fica a cargo do diretor Jon Turteltaub (de A Lenda do Tesouro Perdido), confirmando a tendência de vários diretores que apadrinharam uma série na televisão, dirigindo até seus primeiros episódios.


Um comentário:

  1. Concordo com a resenha: Jericho é uma boa série. Mas infelizmente não foi finalizada coerentemente.

    ResponderExcluir