segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Semana em Filmes (14 a 20 de Fevereiro)

Dorian Gray (Dorian Gray)

Dir. Oliver Park


Pelo que posso me lembrar mentalmente, sem nenhuma consulta a alguma base de dados cinematográfica, há um filme baseado no romance de Oscar Wilde, de data bem antiga que tenta, de fato, realizar uma adaptação no máximo de sua plenitude.
Já cheguei a ver nas locadoras um filme B, de Terror, com o tema, mas nunca tive coragem de assistir. E fiquei levemente esperançoso quando vi rumores dessa adaptação, que parecia envolver atores sérios e uma idéia concreta sobre o conceito do livro.
Vale ressaltar que O Retrato de Dorian Gray é um dos meus livros preferidos. Assisti-lo em uma adaptação decente seria interessante, porém, infelizmente, mais uma vez não é o caso.
Além da escolha duvidosa do protagonista, Ben Barnes, que tem no currículo o segundo filme de Narnia como o príncipe Caspian, o roteiro da produção ainda que siga boa parte do livro de Wilde, transforma-o radicalmente.
Apenas a ambientação mantêm-se bastante fiel. Tratando-se das personagens, não só a personagem título foi alterada como deturparam sua relação com o Lord Henry Wotton, interpretado pelo sempre competente Collin Firth, mas que nessa produção não deu o tom certo a personagem famosa.
A parte disso, tive a impressão de que a escolha para o envelhecimento do quadro de Dorian Gray fora a mais ridícula possível. Com efeitos mal feitos de envelhecimento e apodrecimento que, toda vez que aparecia em tela, ficava mais envelhecido.
É notável que a produção não funcionou. Já que foi lançado em 2009 e não trouxe nenhum resultado, nem mesmo ganhou estréia no Brasil e, até hoje, nem distribuidora em vídeo possui. Fica aquela esperança de um apaixonado pelo livro de que uma adaptação a altura do original possa ser produzida um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário