segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os Melhores Filmes de 2009

Listas elegendo os melhores filmes do ano, evidentemente, sempre são tendenciosas. Deixam muitos filmes bons de fora e, muitas vezes, devem ser feitas propositadamente para gerar polêmica.

De qualquer maneira, de todas as produções que assisti em 2009, elaborei uma pequena lista dos filmes que mereceram destaque no ano, seguindo um critério básico: produções estreadas no país em 2009 ou filmes do Oscar de 2009 cuja estreia transitam de um ano para o outro. Após a lista, também há as produções que ficaram de fora por que ainda não as assisti.


Não há nenhum critério de preferência dentre os selecionados.


(500) Dias Com Ela (500 Days With Summer)

Pautando-se em um espaço temporal fechado, essa comédia romântica foge, em absoluto, dos clichês do gênero ao dar o tom certo e apaixonado e focar o homem da relação, algo um tanto quanto incomum. Valendo-se de um bom roteiro com algumas inovações, foi a boa surpresa do ano.



À Deriva (À Deriva)

Mazelas brasileiras deixadas de lado, esse drama passado em décadas anteriores é simples e intenso. Repleto de metáforas visuais e de histórias que se refletem na outra, é um dos grandes momentos do cinema brasileiro no ano que passou.



Arraste-me Para o Inferno (Drag Me To Hell)

Após a realização da trilogia do aracnídeo, Sam Raimi voltou para suas origens e entregou uma incrível produção de terror, que brinca com o conceito dos anos oitenta, gerando muito mais risos do que sustos, e, ainda assim, sendo uma produção bastante coesa.



Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

O filme que, em definitivo, mostra a volta de Tarantino. Recriando a guerra ao seu favor, mantendo-se ao estilo que o consagrou, Tarantino mostra que ainda tem muito talento dentro de sua cabeça bizarra, viciada em violência, selvageria e risos.



Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in)

Há tempos uma produção não enlaçava tão bem dois assuntos distintos. Foi essa produção sueca que teve capacidade de unir os conflitos da pré-adolescencia com delicada sensibilidade a uma história vampiresca. Belas paisagens ainda complementam essa produção que demorou para chegar ao país e merece ser assistida. Para exorcizar qualquer vampiro purpurinado.



Frost / Nixon (Frost / Nixon)

O diretor Ron Roward pode ser um tanto quanto transitivo, mas é inegável que essa produção tem boa forma. Pautada nos diálogos, algo cada vez com menos espaço em Hollywood, a produção cresce a cada embate de seus competentes atores e deixa de ser um mero relato histórico.




Gran Torino (Gran Torino)

Tecendo mais uma vez uma história sobre a violência e seus vínculos, Clint Eastwood está magistral nessa produção que foi sumariamente ignorada pelo Oscar. Revisitando um tema bem conhecido pelo autor, o desfecho da trama não só é espetacular, como reflete sua própria obra.



Harry Potter e o Enígma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince)

Até agora a adaptação que mais foi capaz de capturar o clima dos livros da série. Ainda que tenha recebido algumas críticas por certas adaptações, o filme é bastante coeso e nos dá a esperança de que o desfecho da história do bruxo nos cinemas será bem melhor que seu início.



O Lutador (The Wrestler)

Mais do que a ressuireição de Michael Rourke - que sempre tem papéis constante em filmes e os representa bem - a história de um amargurado lutador de luta livre, cuja decadência é o enfoque principal da trama é incrível, pungente e, mais uma vez, ridiculamente ignorada pelo Oscar.



Michael Jackson´s This Is It (Michael Jackson´s This Is It)

Prestes a realizar o que seria sua volta triunfal, o Rei do Pop se foi, mas deixou essa pequena amostra do que seria seu grande espetáculo. This Is It não só traria Michael Jackson de volta, como mostra todo seu talento em produzir um show inesquecível para aqueles que ele considerava mais fiel, seu público.



Milk - A Voz Da Igualdade (Milk)

A história de Harvey Milk possui uma força extremamente alta. A produção do filme chega a perder um pouco de sua importancia por conta de tão rica história, que deu o Oscar de Melhor Ator para Sean Penn.



Up - Altas Aventuras (Up)

E, mais uma vez, a Pixar surpreende com outra animação que, além de bela é repleta de sensibilidade e emoção. A história do velhinho que pretende cumprir uma última promessa segue a linha de seus últimos filmes e, em sua versão 3D, não exagera no apelo de imagens que saltam as telas.



Watchmen - O Filme (Watchmen - The Movie)

Não importa, de fato, que a produção de Watchmen tenha tomado caminhos diferentes da história biblica composta por Alan Moore. O filme trouxe vida, com boa fidelidade, a história, e os deslizes cometidos por Snyder não estragam esse marco na história em quadrinhos.


Produções que não foram assistidas em 2009: Coraline, Transformers - A Vingança dos Derrotados, Foi Apenas Um Sonho, O Casamento de Raquel, O Passageiro e Avatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário