segunda-feira, 29 de junho de 2009

Match Point - Ponto Final

(Match Point, 2005)
Diretor: Woody Allen 
Elenco: Scarlett Johansson, Jonathan Rhys Meyers, Emily Mortimer, Matthew Goode, Brian Cox, Penelope Wilton.

A contribuição de Woody Allen para o cinema é sem preço. O humor refinado, calcado na palavra, tem muitas e boas histórias para contar, visto sua extensa filmografia. Ao mesmo tempo que realiza obras primas, se diverte produzindo histórias mais leves. Raro encontrar uma produção ruim.

Ultimamente, crítica e público tem afirmado que a narrativa de Allen tem se tornado mais leve e despretenciosa. Após Descontruíndo Harry, uma incrível narrativa crítica, o diretor realizou três comédias em sequência - O Escorpião de Jade, Os Trapaceiros e Dirigindo no Escuro - que pareciam diluir seu humor refinado. Então, veio Match Point - Ponto Final.

Utilizando o tênis como metáfora da vida, Allen entrelaça uma história de amor e desejo - algo recorrente em sua filmografia - desenvolvendo com precisa tenacidade a tensão entre sentimentos. Além do roteiro brilhante, a direção é excepcional. Trabalha a favor da história narrada, ajudando a definir o drama exposto.

A produção foi a primeira em que a maravilhosa Scarlett Johasson fez com o diretor e também o primeiro que rodou na Inglaterra. Além de ter sido bem recebido com prêmios e indicações a Globo de Ouro e Oscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário