terça-feira, 28 de abril de 2009

Two And a Half Man, Primeira Temporada

A última sobrevivente das comédias de situação


Quando em 6 de Maio de 2004, a décima temporada de F.R.I.E.N.D.S. terminava na rede NBC, fechava-se ali um dos grandes marcos da comédia de situação. Repleto de altos e alguns baixos, a série manteve-se por dez anos no ar, totalizando 236 episódios. Após Friends, nenhuma série de humor poderia ser a mesma.
Muitos personagens surgidos depois, até mesmo na série Joey, foram inspirados no universo do sexteto. E criações que surgiram depois não conquistaram tanto o público, gerando uma audiência baixa, diversos cancelamentos e o, quase, desaparecimento desse tipo de produção.
Mas não só pelo desinteresse do público que as sitcoms perderam espaço para novas séries de humor, com uma narrativa mais ágil, gravadas em estúdio, sem público. Na época do término de Friends, as séries americanas em geral estavam em um limbo sem criatividade. Um período que duraria pouco, de fato, e que originaria um vasto leque de boas e grandes produções em diversos canais.
Ainda que a forma de se fazer humor tenha mudado com o passar do anos, há um sobrevivente das comédias de situação que ainda persiste como uma das séries mais assistidas nos Estados Unidos. Criado um ano antes do término de Friends, reunindo o mesmo elenco do engraçadíssimo Top Gang – Ases Muito Loucos, Two and a Half Man ou Dois Homens e Meio, utiliza-se de uma premissa comum para que Charlie Sheen, Jon Cryer e Angus T. Jones se tornem uma família pouco convencional.
Para quem ainda não conhece a trama, Charlie Harper (Charlie Cheen) é um solteirão mulherengo, que mora em uma casa na praia e trabalha, muito pouco, diga-se de passagem, como compositor de jingles comerciais. Sua vida de bom vivant em Malibu fica ameaçada quando seu irmão Alan, (Jon Cryer) está no meio de um divórcio e, por não ter onde ficar, decide ir morar com o irmão e levar também seu filho Jake (Angus T. Jones) para passar os finais de semana e visita-los sempre que possível. O resultado evidente é uma série de conflitos entre os dois irmãos e a figura carismática do ator mirim Angus T. Jake.
Infelizmente, como muitas séries de comédia em sua temporada de estréia, tanto público como atores, estão se adaptando as suas personagens, portanto, durante a temporada é notável algumas transformações até a estabilização da série. Esse resultado torna o início da série apenas levemente engraçado em comparação aos sete episódios finais que são hilariantes do começo ao fim, dando uma grande sensação de disparidade entre os episódios.
Por esse avanço notável, muita expectativa é criada para a segunda temporada do seriado. E pelo que pude observar, elasa são bem atendidas. Não deve ser a toa que até hoje a série encontra-se entre as dez mais vistas no competitivo mundo de ibopes da televisão americana.

2 comentários:

  1. Achei desnecessário tanta informação sobre Friends. De resto, gostei da resenha e da avaliação ^^

    ResponderExcluir
  2. Esta serie de comédia é o maximo, é muito engraçada eu curto muito.

    ResponderExcluir