sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Valente

(The Brave One, 2007)
Diretor: Neil Jordan
Elenco: Jodie Foster, Brian Delate, Jane Adams, Douglas J. Aguirre, Naveen Andrews

Neil Jordan é um desses diretores bissextos, por sempre apresentar filmes com um grande espaçamento de tempo. Muitos diretores optam por uma pausa maior entre um projeto e outro para se dedicar mais profundamente a produção de seus filmes e, também, após a conclusão, ter tempo suficiente para relaxar e, com calma, pensar nas possibilidades futuras. Se Jordan não produz sempre um longa excepcional  ao menos lança histórias acima da média.

Em Valente, conhecemos a história da radialista Erica Bain, conhecia por ter uma coluna sobre a cidade de Nova York. Prestes a se casar, é atacada no Central Park ao lado do noivo e vê sua vida transformada após a morte de seu futuro marido. O drama estuda o peso da violência no ser humano, mostrando a fragilidade que tais traumas nos trazem. Produzindo barreiras dentro de si que transformam a própria personalidade.

Transtornada pelo acontecimento radical, a personagem só encontra segurança quando compra uma arma com a intenção de fazer justiça com as próprias mãos. Ao focar em demasia no drama da personagem, a reflexão em torno da violência e da mudança psicológica que ela trás é deixada de lado.

A direção peca nas cenas que retratam a cidade como uma megalópole. Jordan optou por muitas vezes deixar a câmera oscilante, talvez com a intenção de que sua visão seja apenas uma observação ao acaso.

O filme não produziu muito alarde. Porém, mesmo sem a popularidade merece ser visto e discutido pelo retrato de um evento tão costumeiro em qualquer cidade. Porém, tratando-se de violência, não supera os incríveis Marcas da Violência e Senhores do Crime, de David Cronenberg que também versam sobre o tema de maneira mais visceral e definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário