quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Retorno dos Malditos

(The Hills Have Eyes 2, 2007) 
Diretor: Martin Weisz 
Elenco: Daniella Alonso, Michael McMillian, Jessica Stroup, Jacob Vargas, Lee Thompson Young, Ben Crowley

No filme que trouxe da tumba o gênero de terror, Pânico, dirigido por Wes Craven, há um curioso meta-personagem chamado Randy Meeks. Randy é o contraponto humorístico da produção e aficionado por filmes de terror, postulando teorias sobre os mesmos.

Utilizando algumas dessas postulações da personagem, podemos afirmar que O Retorno dos Malditos é, como toda ou maioria continuação do gênero, inferior ao original, com mortes mais violentas, e uma trama que aparenta ser mais elaborada quando, na verdade, recicla os elementos do primeiro.

Somos apresentados a mesma situação limite, dessa vez com o avanço de dois anos da história anterior. O exército americano reconheceu a presença de seres violentos na colina e desenvolveu um sistema de supervisionamento. O que não será o bastante para deter estes seres que retornaram mais organizados e mais fortes que anteriormente.

Mesmo que o roteiro tenha sido escrito pelo próprio Wes Craven, a sensação de deja vu permanece. O diretor e roteirista que, na década de noventa, brincou com o gênero de terror em sua trilogia Pânico, produz uma história repleta de clichês que anulam qualquer boa intenção da continuação. Ainda assim, mantém a tensão iminente como no anterior.

O título brasileiro da continuação cria um erro interpretativo curioso. No primeiro, a viagem é considerada maldita. Porém, no segundo, o maldito se refere aos seres que habitam a colina. A intenção de não colocar um número dois no título original pode ter sido boa, mas é necessário um redobro de atenção a Fox para não cometer erros tão bobos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário