segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Olhos de Dragão

(Dragon Eyes, 2012)
Diretor: John Hyams
Elenco:Jean-Claude Van Damme, Peter Weller, Cung Le, Luis da Silva Jr., Monica Acosta

Ser o vilão central em Os Mercenários 2 deu um pouco de gás a carreira decadente de Jean-Claude Van Damme. Mesmo sem o prestígio anterior, o astro ainda estrelava produções diretas para home video, provando que mesmo velho ainda tinha um pequeno público cativo. Assisti Olhos de Dragão por ser fã do belga, mesmo sabendo desde o incio que este filme utilizaria de sua fama para dar um pouco de brilho a uma história comum, destacando-o nas imagens, mesmo não sendo a personagem central.

Desenvolvido em dois momentos temporais, a história apresenta Hong, um novo morador de um bairro dominado por duas gangues e sua tentativa de pacificar o local. Com diversas cenas sobre seu passado, descobrimos que a personagem foi aprendiz de Tiano, papel do mestre Van Damme.

As cenas de ação utilizam o recurso da câmera lenta, saturado pela década anterior. Mesmo sendo um recurso repetido, as cenas são bem dirigidas por John Hyams, tanto nas lutas físicas como nos tiroteios coreografados. A grande problemática são os espaços entre cada cena de ação. Não há um roteiro que, ao menos, explique a função das personagens e suas motivações em cena. Dando-nos a impressão de serem pequenos episódios de ação colocados de maneira aleatória pela edição.

A tentativa de realizar um roteiro com mais substância falha completamente, deixando o público por mais de uma hora perdido até descobrir a intenção da personagem central. Mas após uma hora sem rédeas, não haveria reviravolta ou argumento que salvasse a produção de se destacar apenas pela ação. Melhor seria se fosse uma história simples e que divertisse mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário