segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

127 Horas

(127 Hours, 2010)
Diretor: Danny Boyle
Elenco: James Franco, Lizzy Caplan, Treat Williams, Kate Burton.


A direção do mediano Quem Quer Ser Um Milionário? proporcionou a Danny Boyle a saída de seu nicho natural. Fora do ambiente de produções de baixo orçamento e ficções científicas havia um bom diretor versátil.

127 Horas marca a natural evolução do diretor. Realizando um filme focado no potente argumento. James Franco sustenta solitário a trama de um escalador que, quase sem nenhum recurso, fica com uma das mãos presa em uma rocha, localizada em um cânion.

A narrativa é realizada com vigor. Iniciando com cenas de metrópole para, aos poucos, adentrar a natureza erma, ambiente de conforto do escalador. Desenvolvida quase em um único cenário, recursos em computação gráfica aliam-se bem a história. Dando maior impacto a fatalidade da situação.

James Franco realiza uma interpretação bem equilibrada. Sem se entregar a maneirismos desenvolve sensações inerentes a uma situação de alto estresse emocional de maneira natural. A interpretação, indicada ao Oscar de melhor ator, aponta o quanto, mesmo ainda em início de carreira, Franco tem tudo para se tornar, ao lado do falecido Heath Ledger, um dos atores de sua geração.

O desenlace derradeiro da situação também compõe bem entre sutileza e explicitação. Desenvolvendo uma saída eficiente que, embora alguns apontaram como chocante, conduz com coerência e potencializa a tensão. A história baseada em fatos reais e o excesso de reportagens que mencionava a vida real do explorador e sua sobrevivência não tiram nenhum mérito dessa história que, além do respaldo moral de superação é, por si só, uma excelente narrativa.

Lançada tanto em DVD quanto em Blu – Ray - no exterior a versão americana possui legendas brasileiras - fica a recomendação para se possível assistir em alta definição. As cenas em amplitude que demonstram o cânion em que o jovem está preso são belíssimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário